• Tonetto =)

Material Rodante: quais são os seus componentes?



O material rodante é o que garante a sustentação da máquina, além de algumas outras funções como o controle da altura da parte frontal da máquina.

Veja agora quais são os componentes desse material e quais são as suas funções.


Sapatas:

São feitas para evitar o contato direto das rodas com o solo. Foram pensadas para aguentarem o máximo de impacto possível, contudo, o desgaste com o tempo é inevitável.

Por isso, é importante que elas sejam reparadas ou trocadas por peças novas para garantir um bom desempenho e conservação da esteira.


Roda Guia:

Esta é uma das partes mais importantes para o material rodante, isso por que executa três funções:

• Guiar as esteiras em relação aos roletes;

• Suportar parte do peso da máquina;

• Ajustar a tensão das esteiras;

O interessante deste componente é que o mesmo pode ser facilmente recuperado, para isso, basta usar uma camada de solda e submetê-la a um processo de torneamento para que a mesma volte a seu tamanho original.

O desgaste é perceptível com o tempo de uso.


Roletes:

Essas peças são responsáveis por apoiar e guiar a esteira, enquanto a mesma se movimenta.

Além disso, os roletes mantêm a flecha correta da esteira e reduzem a carga sobre a bucha e roda motriz.

Não ter uma manutenção preventiva dos roletes pode resultar em danos maiores para todo o material rodante, sendo assim, certifique-se de trocá-los ou recuperá-los de tempos em tempos.


Roda motriz e segmentos:

São as peças que garantem o movimento da esteira, transferem a carga dos comandos finais através das buchas para as esteiras.


Correntes:

elos das correntes

As correntes são o trilho sobre o qual a máquina funciona. Suportam o peso da máquina e por isso são extremamente resistentes.

As correntes são formadas por componentes como pinos e buchas, tais componentes sofrem desgaste com o passar do tempo e devem ser recuperados ou trocados com o passar do tempo.


A manutenção do material rodante

Como você pode ter notado, uma parte comum na descrição de todos os itens descritos anteriormente é o fato do desgaste existir em todos eles.

A negligência em uma única peça é o suficiente para colocar todo o conjunto a perder. Neste cenário, o melhor a ser feito é simplesmente manter o máximo de atenção possível, de modo a garantir que a sua máquina não acabe parada quando deveria ser usada.


Como fazer a manutenção do material rodante?

Alguns componentes simples podem ser renovados com a simples atuação individual, enquanto que peças complexas como as correntes devem ser de responsabilidade de um profissional credenciado.

Existem inúmeros modelos de material rodante por ai, mas uma coisa eles têm em comum, a necessidade de manutenção regular.


O quão regular deve ser a manutenção do material rodante?

O melhor a ser feito para responder a essa pergunta é consultar o fabricante já que não existe uma norma geral para todos os modelos existentes.

Provavelmente, o fabricante irá dar algum período de uso após o qual o material rodante deve ser submetido a uma manutenção.

Esteja atento as condições do solo

As condições do solo em que você opera a máquina são um dos elementos que definem o tempo que o material rodante pode ser usado sem passar por uma manutenção, uma vez que são as condições do solo que determinam o quão desgastado a sua máquina ficará.


Conclusão

A lição mais importante aqui é o fato de que cada peça do material rodante precisa de manutenção.

Tenha em mente o seguinte, o simples defeito em um único componente do material rodante pode vir a comprometer o sistema inteiro.

287 visualizações

Rua Usílio Tonetto, n° 40
Turvo - SC - CEP 88.930-000

 

Tel: + 55 48 3525 0376

       + 55 48 9 9985 3783

       + 55 48 9 9985 3782

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social