top of page

Como fazer o tensionamento de esteira corretamente?


Os custos necessários para a manutenção de qualquer equipamento podem extrapolar qualquer estimativa se a pessoa responsável pela manutenção não tiver certeza do que está fazendo.



Não é diferente quando o assunto é a sua esteira agrícola, saber como tensionar a esteira corretamente é a diferença entre uma boa manutenção e uma manutenção ineficaz para este equipamento.

Diante disso, separamos aqui tudo o que você precisa saber para garantir que o tensionamento da sua esteira agrícola seja feito da melhor maneira possível.


Conheça as partes desse equipamento

Quando falamos de uma esteira agrícola, estamos falando do material rodante, o que inclui: Corrente de esteira, Pinos, Buchas, Roletes de esteira, Roda guia, Aro motriz e Sapata de esteira.

É necessário conhecer essas partes, pois elas podem interferir no tensionamento correto da sua esteira.

Por exemplo, pinos e buchas podem estar partidos, o que afetará diretamente o tensionamento.


Mão de obra especializada

Quando falamos no item anterior sobre conhecer as partes desse equipamento, queremos dizer que você deva garantir que o mecânico que vai fazer o tensionamento da sua esteira tenha a qualificação necessária.

Ou seja, ele deve conhecer as partes desse equipamento e ter experiência com este tipo de atividade.

Tenta fazer o tensionamento da esteira por conta própria ou contratar alguém incapacitado para tal atividade é um risco alto e pode acabar saindo mais caro.


Atenção nos pinos, buchas e segmentos

Esses itens merecem serem destacados uma vez que se forem lubrificados de maneira incorreta, podem acabar acelerando o processo de desgaste da corrente.

O tensionamento da sua esteira agrícola será em vão se esses itens forem negligenciados.


Confira o passo a passo para o tensionamento da esteira

Passo 1: Posicione a máquina para frente deixando o motor em ponto morto, até que pare, não acione os freios e garanta que entre há folga entre a roda-guia e a roda motriz.

Passo 2: Pare a máquina e desligue o motor

Passo 3: Sobre as garras da sapata, da roda motriz até a roda-guia dianteira, ponha uma linha esticada.

Passo 4: Verifique se há necessidade de tensionamento.

Para isso há dois procedimentos a serem seguidos.


Para as máquinas sem roletes superiores:

É preciso medir a distância entre a linha e o topo da garra, no ponto de maior depressão.


Para as máquinas com roletes superiores:

É preciso medir a distância no ponto de maior depressão entre a roda guia e o rolete superior e entre o rolete superior e a roda motriz, feito isso, tire a média das duas medidas.

Com essa informação você deve consultar a distância recomendada pelo fabricante e então constatar se há necessidade de tensionamento ou não.

Passo 5: Sendo constatado a necessidade de tensionamento, localize a válvula de enchimento e alívio hidráulico na armação dos roletes da parte traseira.

Passo 6: Localizado a válvula, remova a tampa de inspeção.

Passo 7: Para apertar a esteira, coloque graxa no mecanismo de ajustagem. Faça isso com uma bomba de graxa manual.

Passo 8: Se for o caso de afrouxar a esteira, abra a válvula de alívio deixando a graxa escapar, mas não se esqueça de fachá-la.

Passo 9: Confira se o procedimento foi bem sucedido operando a máquina para frente e para trás por alguns minutos e tirando a medida da tensão novamente, como foi explicado no item 4. Repitas aos passos se necessário.


Conclusão

Sempre faça esses ajustes no próprio local de trabalho da máquina e jamais tente apertar algum material acumulado na esteira.

Se atente para nunca abrir a válvula de alívio em mais de uma volta. Por causa da pressão alta, a graxa pode penetrar na pele e causar graves ferimentos.

Por isso, é importante ter um mecânico especializado para fazer esse tipo de serviço.

1.883 visualizações0 comentário
bottom of page